Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chique e Geek

Entre moda, anime e ficção científica...

ACMA - (Re)Começar a Poupar

ACMA

 

Pela primeira vez, juntei-me a um projeto que já seguia há bastante tempo na blogosfera, o ACMA, Para quem não sabe, ACMA significa A Cultura Mora Aqui e é um projeto criado por um pequeno grupo de bloggers com o objetivo de trazer a cultura a um público mais alargado e mensalmente abordar temas diferentes e de um ponto de vista cultural.

Para Janeiro o tema escolhido foi o (Re)Começo, totalmente enquadrado na altura do ano em que nos encontramos! E o maior recomeço que tive este ano foi relacionado com as minhas poupanças. No Natal foi-me oferecido um Kakebo, um pequeno livro japonês criado no século XIX com um simples objetivo: poupar!!

 

Eu sei que pode parecer estranho ter esta espécie de agenda para controlarmos os gastos, mas na verdade é bastante fácil. Todos os meses colocamos na folha inicial do Kakebo as nossas receitas (salários, prendas, abonos, poupanças...) e as nossas despesas programadas, ou seja, aqueles gastos que já sabemos que vamos ter (mensalidade do telémovel, ginásio, renda da casa, água, luz...).

 

ACMA2.jpg

 

Para além disso, nesta folha inicial é ainda possível colocarmos os nossos desejos de poupança e o nosso objetivo de poupança mensal, mas isto já se torna opcional pois pondem usar o Kakebo apenas para controlarem os vossos gastos sem terem um objetivo de poupança definido com um valor fixo.

 

Depois desta fase inicial, o Kakebo apresenta uma folha de despesas semanal, como a que podem ver na imagem seguinte:

 

ACMA3.jpg

 

Nesta folha vão colocar diariamente todas as vossas despesas, dividindo-as nas categorias sugeridas, e, no final da semana, têm o somatório de quanto gastaram.

 

Ao final do mês, têm uma folha parecida com a inicial mas com o processo inverso: somam todas as despesas de modo a saberem qual o vosso total de gastos mensal e assim já sabem quanto dinheiro conseguiram poupar. É também uma ótima forma de terem uma ideia clara de onde estão a gastar mais dinheiro, se em roupa, em lazer, em supermercado ou outros, e podem definir a melhor estratégia para diminuírem os gastos nessa área específica.

 

Na minha opinião, o Kakebo é, sem dúvida, a melhor forma de controlar gastos e de conseguir poupar e, pessoalmente, tenho adorado usa-lo e tenho tido ótimos resultados em apenas um mês!

Vocês já conheciam este pequeno livro? Se ficaram curiosos podem adquiri-lo na Fnac ou Bertrand.

 

E não se esqueçam de espreitar os restantes posts do ACMA de Janeiro:

 

Hey, Pêssegos | Anda Daí!Miss MelfeThe Eyes of a Mermaid

Comic Life | Cor sem Fim

 

Blogs Convidados

BookaholicEléctrico 28Gaming GearMeek Sheep

Passion GirlPrimavera EstacionalNerdy Chill OutDreamCatcher

Olhares Indiscretos | My Curly CrazynessCinderela AventureiraGláucia

Tripin | That GirlInspiring | Cidade do PecadoDiário de uma Africana

Girly Girls Think PinkMy Own AnatomyJijiWhere I Belong 

Candy | A Estante da Ray | Let's Do Nothing Today

 

Se gostaram do projeto e se querem juntar a nós nos meses que aí vêm basta mandarem email para corsemfim@gmail.com onde podem esclarecer todas as vossas dúvidas sobre o ACMA. 
 
 

 Espero que tenham gostado

 

18 comentários

Comentar post