Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chique e Geek

Entre moda, anime e ficção científica...

Upcycling Challenge

Upcycling challenge? Mas o que é isto estarão vocês a perguntar... Bem, a convite da minha querida Miss Melfe, decidi sair da minha zona de conforto e juntar-me a um projeto que adorei e cheio de potencial!

A Dalila deicidiu então juntar um grupinho de bloggers e convidar-nos a todas a dar uma nova vida a objetos que tivessemos em casa e que já não usamos, fazendo assim um upcycling dos mesmos. Ora eu mal recebi o convite nem hesitei em aceitar! Sempre fui defensora da reciclagem e da transformação de materiais e também sempre adorei fazer trabalhos manuais e criar novos projetos e ideias e, por isso mesmo, senti que este desafio tinha tudo a ver comigo.

 

Mas vamos lá então ao projeto que eu criei... Eu decidi usar tecidos velhos que já não usava, neste caso uma camisola já muito antiga e cheia de buraquinhos, para forrar uma agenda e dar-lhe uma nova cara.

 

Vejam então que materiais vão precisar:

 

1.JPG

 

  • um pedaço de tecido velho com tamanho suficiente para forrar a agenda ou bloco (eu usei uma camisola mas podem usar o que tiverem por casa)
  • uma agenda/bloco (comprei esta numa loja do chinês por 1,50€)
  • cola para tecido (também arranjam facilmente na loja do chinês por 1€)
  • pincel
  • tesoura
  • caneta para marcar o tecido
  • fita (opcional)

 

Passando agora ao projeto propriamente dito:

 

montagem1.jpg

 

1. Primeiro comecei por recortar uma parte da camisola suficientemente grande para forrar toda a agenda. Depois disso, marquei-a com uma margem a toda a volta da agenda, usando o marcador.

2. Recortei depois o tecido guiando-me pela margem que tinha marcado anteriormente. Este passo é bastante mais fácil de fazer se não usarem um tecido elástico como o da camisola que usei, pois como podem ver, não consegui cortar uma margem completamente direita pois não conseguia que o tecido ficasse completamente esticado enquanto o cortava.

3. Depois de ter o tecido cortado, comecei a espalhar a cola por toda a parte exterior da agenda e, com muito cuidado, fui colando a camisola, tendo sempre a atenção a não deixar nenhuma ruga ou bolha.

4. Finalmente, depois de ter colado todo o exterior, passei para o interior da agenda. Se estiverem a usar um bloco ou agenda como esta, têm que ter o mesmo cuidado que eu tive e recortar o tecido para que não cubra o local onde o bloco vai encaixar. Depois de ter então recortado o tecido para não cobrir nenhuma zona "vital" fiz o mesmo que no exterior da agenda e comecei a colar.

 

montagem2.jpg

 

5. Após ter o tecido todo colado, este foi o resultado final da parte interior. Como podem ver, por não ter conseguido uma margem regular no tecido, o aspeto não ficou tão perfeitinho.

6. Para cobrir algumas das imperfeições e dar um aspeto mais acabado à agenda, usei o restante padrão da camisola para forrar algumas partes da agenda. Para isso medi e cortei tecido suficiente para cobrir o exterior e o interior das bordas da agenda.

7. Como podem ver nesta foto, o tecido da parte da frente vai criar um detalhe no exterior da agenda, para dar um ar mais bonito. Após ter medido este tecido e o do interior, colei-o usando a mesma técnica.

8. Finalmente, cortei um pouco de fita castanha e colei na lombada interior para usar como marcador da agenda.

 

E pronto, em menos de 1 hora conseguem ter uma agenda linda e personalizada ao vosso gosto! E gastando muito menos dinheiro do que se comprassem uma agenda na Fnac!!

 

E o resultado final foi este:

 

agenda1.jpg

agenda2.jpg

 

Pessolamente adorei o resultado final!! Acho que ficou bem melhor do que eu estava à espera e até não me saí mal para primeira tentativa.

Acho que esta é uma ótima forma de darem uma nova vida aqueles blocos que têm aí por casa e aproveitarem e usarem também aquelas camisolas que têm um padrão ou cor fantásticos mas vocês já não usam. Experimentem!

 

E claro, não se esqueçam de ver os restantes posts desta colaboração nos blogs de todas as meninas: Miss Melfe, Anda Daí!, Jiji, Oh Pêssegos, A Girl in Mint Green, Messy Hair Don't Care.

Se quiserem participar também na segunda edição deste projeto e juntarem-se a nós nestas aventuras da reciclagem, contactem a Dalila para o email missmelfe@outlook.com. Estamos à vossa espera!

 

 Espero que tenham gostado

 

P.S.: Meninas, estejam bem atentas ao facebook do blog pois muito em breve esta agenda será sorteada por lá!

 

22 comentários

Comentar post

Pág. 1/2